Rede de Comunicaçao e Transporte

A linha de pesquisa denominada "Redes de Comunicação" concentra as áreas tradicionalmente chamadas de redes de comunicações e redes de computadores. No passado, existia uma distinção mais aparente entre essas áreas, que no entanto, com o advento da convergência das tecnologias de computação e de comunicação viram os seus limites se tornarem quase indistintos e contém várias regiões sobrepostas .




As redes de comunicações abordam temas relacionados à infra-estrutura de comunicações e tem sua origem na área de telefonia e telecomunicações em geral. As redes de computadores englobam tradicionalmente desde os aspectos físicos até os aspectos de aplicação. No caso da Internet, esses aspectos são mais concentrados em mecanismos que genericamente podem ser chamados de transporte, mas que incluem também roteamento, operação e gerenciamento das redes de computadores.



Portanto, todos os tópicos de pesquisa relacionados às áreas de infra-estrutura de comunicação e de mecanismos de transporte são incluídos na linha de pesquisa "Redes de Comunicação" para enfatizar a Redes de Informação existente e também para integrar os pesquisadores.



Os tópicos de pesquisa nesta linha incluem, mas não se limitam a:



· Redes Convergentes: Telefonia, dados e vídeo: VoIP, VoD, Triple Play (3P), IPTV.



· Redes de Comunicação Sem Fio: Redes celulares: 2G, 2.5G, 3G e 4G; Redes ad-hoc e de sensores sem fio; WLAN (Wi-Fi, IEEE 802.11); WPAN (Bluetooth, IEEE 802.15); WMAN (WiMax, IEEE 802.16); Redes residenciais (Home Networks - HAN); Redes sem fio em Malha (Wireless Mesh Networks).



· Redes Ópticas: Planejamento e Projeto de Redes Ópticas, Algoritmos de Roteamento e Alocação de Comprimento de Onda; Dispositivos Ópticos; Integração de Redes Ópticas com Redes IP; GMPLS; Arquiteturas de Redes OBS (Optical Burst Switching) e OPS (Optical Packet Switching); Modelamento e Análise de Desempenho de Buffers Ópticos.



· Gerenciamento e Operação de Redes; Gerenciamento de redes; Medição, Análise e Modelagem de Tráfego; Qualidade de Serviço; Planejamento de Capacidade; Roteamento; Engenharia de Tráfego e MPLS.



· Redes sobrepostas (overlay): redes peer-to-peer (p2p), redes de distribuição de conteúdo (CDN)

REDE DE TRANSPORTE:

Conceito de Rede de Transportes




A expressão rede de transportes designa o conjunto de todas as vias de transporte de pessoas e de mercadorias que se interligam com uma determinada densidade numa determinada região e inclui as estradas, os caminhos de ferro, as vias fluviais navegáveis, os oleodutos, os gasodutos, entre outros.



A densidade e qualidade das redes de transportes é muitas vezes utilizada como um indicador do grau de desenvolvimento económico da região em que se localizam.